quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Job Fair - As 10 perguntas mais freqüentes!

1. Como funciona o agendamento?

O agendamento das entrevistas na feira de contratação segue um rigoroso critério de ordem de inscrição. Provavelmente você deve lembrar, especialmente aqueles que fazem parte do First Group, das prioridades que foram mencionadas durante a sua inscrição no programa, entre elas, a do agendamento na feira. O quanto antes você se inscreve no programa, mais cedo será entrevistado na feira.

São utilizados critérios como até horas e minutos de inscrição - no dia final do First Group, por exemplo, a IE teve mais de duzentas inscrições, portanto a hora e os minutos da efetivação do programa tornam-se cruciais para definir o seu agendamento na feira.

2. Quero participar e ser entrevistado com um amigo. Eu me inscrevi em Abril e ele em Maio. E agora?

Se você optar por ser entrevistado com alguém que tenha se inscrito após você, perderá a sua prioridade no agendamento, e a data de inscrição que prevalecerá será a da última pessoa inscrita (isso vale para grupos de duas pessoas ou mais). Por quê? Simplesmente não é justo fazer o contrário e 'furar' a fila.





3. Me inscrevi antes de um amigo e ele foi agendado antes de mim, no mesmo empregador. Isto está certo ou errado?

Está errado, e você tem todo o direito de conversar com o seu consultor para que ele solicite a reparação deste erro e corrija o seu horário de agendamento. O Orkut não é um local para reclamações sobre agendamento, e sim um espaço que você deve utilizar para conhecer outros participantes e ex-participantes para trocar experiências. Assuntos como este, apenas a equipe da IE pode resolver.

4. Agendei minha entrevista com um empregador, mas me arrependi. Posso mudar?

Não. Para fazer o intercâmbio é necessário ter maturidade, principalmente para escolher o local aonde você pretende viajar. Portanto, não permitimos mudanças em agendamento. A política é colou-chiclete. Serve para você ter mais responsabilidade e acreditar na sua escolha.

5. Como devo me vestir na Feira de Contratação?

Os homens devem utilizar no mínimo roupa social - calça preta, camisa de botão e sapato. Recomendamos mesmo o uso do terno - é a nova tendência em todas as Job Fair do mundo (ela não acontece só no Brasil), e mesmo que hajam ex-participantes no Orkut falando que isso é besteira, não acredite. Nos anos anteriores, isso não era necessário. Esse ano a história é outra - e quem não estiver de terno pode parecer o bobo da corte.

Jeans novo, uma camisa pólo e tênis arrumado até caem bem, mas não para uma entrevista de emprego. Isso é roupa pra night. Guarde para comemorar após ter conseguido a vaga.

As mulheres devem também usar roupa social - calça, camisa de botão, e terninho ou casaco. Salto não muito alto, maquiagem leve, evitar brincos grandes. Less is more.



6. Que tipo de pessoa o empregador exatamente está procurando?

Os empregadores americanos vêm às Job Fairs no Brasil ano após ano por vários motivos - além da óbvia necessidade de mão-de-obra durante o inverno, eles amam os brasileiros por um motivo: carisma.

Eles contratam os participantes do Work Experience pela vontade de trabalhar e bom humor. Eles poderiam encher as empresas de funcionários apenas americanos? Até poderiam. Mas o serviço ao cliente seria bem menos amável. Mesmo que os brasileiros não sejam fluentes em inglês, é mais vantajoso para eles contratar os internacionais, afinal, é uma oportunidade de trabalhar em um país estrangeiro, praticar inglês e ganhar uma grana. Motivação é a palavra-chave.

Sabemos que para carregar bandejas ou arrumar roupas em uma loja não é necessário nenhum PhD. O mais importante é ser carismático e mostrar energia - é assim que deve ser a sua primeira impressão ao empregador.

7. O que ele vai me perguntar na Job Fair?

As perguntas começam em sua maioria pessoais, ele pergunta o que você estuda, se gosta do curso que está fazendo e quais são os seus planos para o futuro, por que pretende ir trabalhar nos E.U.A e por que escolheu a empresa dele. Estas quatro devem estar na ponta da língua.

Não espere ele começar a perguntar - aborde-o gentilmente a antes que ele comece o interrogatório, quebre o gelo, falando que está muito feliz em estar ali, que está ansioso para trabalhar na empresa dele, que estudou o local e viu que existe determinado serviço que ele oferece que você adorou. Enfim - fale algo que já o faça gostar de você desde o início.

Ah! E nada de abraços, tapinha no ombro, ou dois beijinhos no empregador: empresa americana, cultura americana, entrevistador americano. Um aperto de mão é suficiente.



8. Eu nunca trabalhei, e agora? Como é que vou conseguir um emprego?

Ter uma experiência anterior de trabalho nunca foi um pré-requisito no programa. Você pode compensar essa falha mostrando ao empregador que conhece muito bem a empresa dele, falando bem inglês, impressionando-o.

Mas pensa bem: você nunca trabalhou? Seus pais tem alguma empresa? Você nunca ajudou? Comissão de Formatura? Grêmio Estudantil? Organizou eventos na faculdade ou colégio? Até mesmo chopadas! Não precisa ser trabalho de carteira assinada - às vezes a gente trabalha e nem sabe que está trabalho. Procure tirar experiências do fundo do baú, para estar preparado quando esta pergunta vier.

Caso realmente não tenha nada, a melhor saída é dizer que nunca trabalhou porque se dedica muito aos estudos, e que ficaria honrado em trabalhar pela primeira vez na empresa dele.

9. E se meu inglês travar e não conseguir falar nada?

Fale que está nervoso, peça desculpas e tente recomeçar. O empregador sabe que a maioria das pessoas fica bastante nervosa e isso é normal. É importante falar, falar, falar. Mesmo que você erre no inglês. Para o empregador, pouco importa se você sabe de cor as regras do Present Perfect ou do Simple Past. Ele quer saber se você vai atender bem os clientes dele, e cumprirá as ordens que o seu chefe passar (não chega ser autoritário, é mais uma questão de ética laboral). Resumindo: trabalhar bem. Nada de marra - se fizer cara feia para o empregador, a probabilidade de sair com as mãos vazias é alta. Simpatia, sempre.



10. E se eu não for contratado? O que fazer?

Assim que você sair do salão com os empregadores haverá uma pessoa da sua agência esperando do lado de fora para te dar suporte. Caso haja vagas de replacement (segunda entrevista na mesma feira), o que não é provável, você poderá fazer outra entrevista. Se houver vaga na Job Fair de 20 de Setembro, você poderá solicitar um agendamento, e o seu consultor irá informar o procedimento e prazos.

Caso contrário, bola pra frente - muda para Self, faz um currículo mais forte e consegue a vaga enviando o profile. Emprego é o que não falta nos E.U.A! Nada de "Fulaninho" é melhor, ou "Eu sou um fraco", e coisas do gênero. Outro ponto importante é: nunca aceite uma oferta de trabalho sem querê-la, só para não voltar para casa sem a Job Offer. Se você desistir depois, a IE cancelará o seu programa e você terá que pagar as multas contratuais.

Nenhum comentário: