domingo, 19 de outubro de 2008

Quatro passos para encontrar seu housing

Já estamos chegando na reta final, muitos participantes já conseguiram suas ofertas de trabalho e vistos para os E.U.A, entretanto, tenho percebido alguma dificuldade de vocês para encontrar a acomodação nos locais de destino. Comparando com o Brasil, a burocracia é infinitamente menor, e o processo para assinatura do contrato é muito mais rápido.

Passo-a-Passo:

1. Encontrar a acomodação
A melhor fonte, seja qual for o seu lugar de destino, é o jornal de classificados online Craigslist. Criado pelo americano Jim Craig em 1995, o Craigslist começou em San Francisco e hoje exibe classificados virtualmente em todas as esquinas do país. O sistema disponibiliza três seções para busca: Apts/Housing, onde você pode buscar casas e apartamentos; Rooms/Shared, onde você encontra roomates ou pessoas que estão alugando quartos dentro de suas casas; e Sublets/Temporary, geralmente publicados por pessoas que estão se ausentando das cidades e querem alugar o apartamento por um curto período; e Vacation Rentals, o equivalente a aluguéis por temporada no Brasil, geralmente mobiliados e/ou chiques, um pouco mais caros.



Outra opção é buscar nos sites dos jornais das cidades onde vocês pretendem passar o intercâmbio. "Ah, mas eu nunca fui lá, como vou saber o jornal?". Digitar no Google: Newspaper + nome da cidade.

2. Identificar os elementos do anúncio
Os anúncios no Craigslist costumam disponibilizar no mínimo duas fotos do apartamento/casa, e explicar o que está ou não incluso. Atenção a itens como refrigerator, microwave, oven, air conditioner/heater, pois você precisará. Evite alugar locais sem mobília, pois costumam ser apartamentos 100% vazios, e devido ao curto tempo da experiência, comprar geladeira, fogão e cama podem ser um estorvo.

Os anúncios costumam falar o número de quartos / número de banheiros, por exemplo 3/2 Bedroom Apartment. Isso significa que é um apartamento de três quartos, com dois banheiros. Não um apartamento de três meios de quarto (sequer faz sentido, mas já ouvi essa pergunta).



Alguns anúncios (raramente) são de, por exemplo, 3/2.5 Bedroom Apartment: isso significa que é um apartamento de três quartos, dois banheiros, e um lavabo (o que corresponde ao meio banheiro).

O fundamental é ver se as utilities estão inclusas, pois elas podem aumentar a conta no final do mês. As utilities consistem em contas de água, luz, gás e telefone fixo. Se já estiverem no preço do aluguel, o anúncio dirá With Utilities Included. Caso contrário, moderação nos banhos quentes, e ponha em prática todos os ensinamentos do apagão de 2001 que o Brasil sofreu. A energia nos E.U.A é bem cara.



Há outros jargões das imobiliárias que são fáceis de identificar e auxiliam na sua busca, por exemplo:

Turnkey Furnished - significa que a mobília é nova, bem conservada e fina. Só aluguem um apartamento de mobília Turnkey se conhecer bem os seus roomates, caso contrário o depósito pode ir todo embora com as festinhas e falta de cuidado.
Amenities - casas ou apartamentos em condomínios possuem amenities, que são serviços aos hóspedes gratuitos, como gym, swimming pool, jacuzzi, etc.

3. Entrando em contato de maneira formal

Esqueça o que lhe foi falado sobre carisma com o empregador, ser simpático, sorridente, etc. Numa negociação de apartamento, você estará lidando com corretores, que são treinados para cobrar cada vez mais, e querem sentir confiança nos inquilinos e ter certeza que o apartamento será entregue sem maiores complicações e danos. Portanto, seja formal.

Além do mais, você está entrando com empresas de outros países, então procure explicar a situação da maneira mais educada possível. Primeiro, por e-mail - você deve copiar para o subject do seu e-mail o título do anúncio (sempre está em negrito), e enviar a proposta para o e-mail que está no campo Reply-to: na própria página do Craigslist.



Depois, prepare-se para um contato por telefone. Não é nenhum bicho de sete cabeças, vamos lá:

Dear Sir,

My name is Fulano Detal and I am looking for a housing option in New York City in this upcoming winter season. I am Brazilian and will be working in the United States from December XX to March 15th and I found your in an advertisement on Craigslist.

I liked your property very much and would like to discuss more details with your company on how to close a deal with the apartment/house you're offering.

Yours sincerely,
Fulano

Você não precisa falar de cara que está viajando com oito melhores amigos da faculdade, todos de 18-20 anos, por mais que seja verdade. Você também não deve omitir isso do landlord, mas se fizer esse tipo de abordagem em um primeiro contato, a possibilidade do seu e-mail ir parar na Lixeira é muito grande.

Em alguns anúncios, não há como fazer contato por e-mail, pois os próprios anunciantes não o disponibilizam. Então não há escolha, senão fazê-lo por telefone, utilizando sempre o Skype, para pagar apenas US$ 0,01 por minuto. Pelo seu telefone residencial, utilizando Embratel ou qualquer outra operadora, o minuto não costuma custar menos do que R$ 1,00.

4. Fechando a casa
Encontrou a casa, o preço está justo e só falta fechar? Vamos à burocracia.

Diferentemente do Brasil, a burocracia para alugar um imóvel nos E.U.A é muito menor. Não há o sistema arcaico de fiador, onde uma pessoa que possua imóvel no estado de aluguel (por exemplo, para alugar um imóvel no estado do Rio de Janeiro, é necessário ter um fiador com imóvel no estado do Rio de Janeiro, por mais que você possua imóveis em outros lugares).



O aluguel nos E.U.A está condicionado ao pagamento do Security Deposit, a famosa caução, que costuma ser o valor equivalente a um mês de aluguel. Portanto, se a sua casa custa US$ 2.000 por mês, prepare-se no primeiro mês para pagar US$ 4.000. O Security Deposit jamais será parcelado, não adianta insistir. Ele é devolvido após a entrega do imóvel, e as corretoras costumam pedir um ou dois dias para revistarem o local e fazer o reembolso.

Ou seja, se você ou seus amigos inventarem de quebrar a mobília ou eletrônicos, o reembolso não apenas será menor, como demorará mais para sair, porque o proprietário terá que orçar todos os custos que ele teve para consertar os estragos, e depois prestar conta a você com as notas fiscais. Evite isso ao máximo!

Sabendo de tudo isso, chegou a hora de fazer o pagamento. Transferir dinheiro entre o Brasil e outros países nunca foi uma tarefa muito fácil (Alô Lula?), sempre cheio de tarifas e encargos extras, mas é possível por duas maneiras. Uma delas, mais segura, é através do seu Gerente de Banco. Praticamente todos os bancos no Brasil possuem departamento de remessa para o exterior e de câmbio, e cada um cobrará uma taxa diferente para você. Portanto, consulte com eles a taxa para remessa para os E.U.A, que costuma variar de acordo com o montante.

Outra opção mais barata é o Western Union, serviço oferecido pelo Banco do Brasil e que está presente em vários países do mundo, onde as taxas são menores e você precisa transferir de pessoa física para pessoa física (a parte negativa). Se você não conhece o corretor, não têm referências anteriores de algum ex-participante, não transfira por Western Union, pois pode se arriscar a levar um calote.

Não esqueça de pedir um Invoice (Nota Fiscal), e depois um recibo, à pessoa que você está fazendo o depósito, e procure sempre fazer para uma Pessoa Jurídica. As boas corretoras não costumam aceitar depósitos de pessoa física para pessoa física. Você pode utilizar o Western Union, de repente, para enviar para alguma pessoa que já esteja nos EUA que seja de sua confiança para que ela feche o negócio para você. Mas evite enviar direto para o proprietário, afinal, são no mínimo US$ 2000 na maioria das vezes.

Boa sorte!

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