segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Dicas para um bom profile - I

Creio que após esses mini-guias postados aqui no Blog, você já deve estar entrando em contato com os empregadores americanos e enviando seu profile, currículo, resumé, como queira chamar.

Aqui vão umas dicas iniciais para impressionar o seu futuro empregador americano:

  • Insira uma seção Personal & Interests e fale um pouco sobre a sua vida - lembre-se que você precisa se vender, portanto, evite falar que adora baladas. Os americanos valorizam atividades esportivas, trabalhos voluntários, representantes de turmas e comissões de formatura, e acredite, famílias com muitos irmãos (estereótipo que assume que você saiba dividir e "trabalhar em equipe" - mesmo que sua família seja uma zona)
  • Formate seu currículo voltado para a área de Hospitalidade e Turismo, maioria de vagas para o Work and Travel. Sabe preparar drinks? Não deixe passar em branco, mesmo que nunca tenha trabalhado atrás de um balcão. Entende de vinhos? Explicite, mesmo que não seja um sommellier. Sabe cozinhar (mais que um ovo frito)? Não esqueça de colocar.
  • Não deixe passar em branco nenhum trabalho em contato direto com clientes - vendas, marketing, relações públicas, promoção de eventos - isso mostra que você tem jogo de cintura no tête-à-tête
  • Você acha que não tem experiência nenhuma de trabalho? Procure experiências de sua vida no fundo do baú e transforme-as em trabalho - nada mais desestimulante para um Gerente de Recursos Humanos receber um currículo de um universitário sem experiência nenhuma de trabalho. Lembre-se que os americanos começam a trabalhar part-time desde cedo.
  • Não esqueça de inserir fotos - homens, sem barba; mulheres, pouca maquiagem - evitem fotos de perfil, ou 3x4. Coloque fotos em local de trabalho, com a família, sempre sorrindo. Nada de fotos na balada com copos de bebida ou sem camisa, por mais sarado ou esportista que seja.
  • Vale à pena fazer uma (apenas) boa sua em um estúdio com um fotógrafo profissional com roupa formal. Mais do que isso vai parecer muito artificial.

Nenhum comentário: