terça-feira, 4 de setembro de 2007

Depoimento - Spokane, Washington

Opa pessoal, vou falar um pouco sobre minha experiência de trabalho nos Estados Unidos durante minhas férias do ano passado. Escolhi uma vaga no Hotel Doubletree , em Spokane, Washington como housekeeper (camareiro).



Panorama de Spokane no inverno

Trabalho
O trabalho parecia pesado no início mas com o tempo acostuma e ganha-se prática ao fazer as camas, limpar os banheiros, aspirar o quarto, limpar espelhos e vidros, substituir toalhas e outros produtos, ouvir pedidos nos corredores, estocar o seu carro e muito mais. Não quero assustar, hahaha, pelo contrário você faz isso tudo e nem percebe, apenas no início que o cansaço é muito grande e você clama por um day off. Aprendemos a conviver com pessoas de diferentes lugares e fomos apresentados a uma nova cultura, desenvolvemos o inglês (língua comum dentre tamanha diversidade de nações), amadurecemos com novas responsabilidades longe de casa, lidamos com situações difíceis e aproveitamos bastante as nossas férias enquanto não estávamos trabalhando.

É importante lembrar que o WorkExperience, Work and Travel ou WorkUSA, não importa o nome e sim dizer que esse programa para os universitários em período de férias é sim uma oportunidade de trabalho no exterior que deve ser levada a sério. Os empregadores são reais, as responsabilidades são reais e a cobrança também. Pelo que sei e pude comprovar muitos confundem e pensam que são na verdade férias pagas e que o trabalho não deve ser levado a sério, ledo engano. Seu "chefe" não vai querer saber disso.

Hotel Doubletree, local de trabalho


Durante os 3 meses que estive lá muitas coisas aconteceram, boas ou ruins, que vieram sempre a somar e trazer mais experiência para nós. Por muitas vezes o Schedule semanal não vinha com a quantidade de horas prometida, reclamamos e o nosso supervisor ofereceu uma mudança para outra cidade com a garantia dessa vez do cumprimento das horas de trabalho. Preferimos ficar, pois já estávamos ambientados com a cidade e partimos para o segundo emprego, alguns para o terceiro e quarto, sem muitas dificuldades.

Second Job
Além do Doubletree, trabalhei ainda numa loja de fast-food chamada Jack in The Box, outra experiência bem legal já que os funcionários eram jovens em sua maioria e o clima era descontraído porém o trabalho era bem pesado também. Fora os problemas, aproveitamos bastante o novo ambiente, neve e muito frio, -20C.

Second Job no Jack in The Box

Sobre a cidade
Em Spokane existem muitos lugares onde você pode ir comer de graça, ou pegar um bom casaco de frio, opções mais baratas para quem não queria gastar dinheiro e sim trazê-lo para fazer uma nova viagem, como eu. Há também lojas de roupas usadas como o Value Village, Good Will e outras, que inclusive existem por todos os Estados Unidos. Com o Social Security em mãos abrimos uma conta no Bank of America como estudantes e não pagamos nada, conta que tenho até hoje e me aguarda com uma boa quantia proveniente dos meus últimos paychecks.


A cidade possui bibliotecas por toda cidade onde com um rápido cadastro recebi meu cartão com um número de identificação e pude acessar a internet durante 1 hora todos os dias e se quisesse o empréstimo de livros, CDs ou DVDs também seria possível. As bibliotecas públicas são uma oba opção para quem não possui ou não pretende comprar um laptop assim que chegar lá, para quem pretende é bastante vantajoso já que em qualquer esquina encontra-se um hot spot com acesso wireless à internet.


Alimentação

A comida é um problema, já que comida de qualidade comparada com a nossa praticamente não existe e quando encontramos é relativamente cara, então passamos esse tempo aproveitando o bom almoço que o hotel nos oferecia quando estávamos no trabalho e fora dele atacávamos os fast-foods, casas que oferecem refeições gratuitas (nesse tipo de lugar é possível encontrar todo tipo de gente, então não se assuste), Miojo e Cup noodles. Sempre pegávamos o ônibus e visitávamos o WalMart que possui as melhores promoções, 10 miojos 1 dólar. Lá também é possível encontrar de tudo com um preço bastante acessível.


Grace Period

Bom, acho que já descrevi suficiente a minha experiência para que todos se sintam encorajados de largar o conforto das suas casas aqui no Brasil e encarar 3 a 4 meses de férias e trabalho no exterior que valem muito a pena. Passei por Atlanta, Salt Lake City, e Spokane. Recomendo a todos visitarem Atlanta pois é um lugar com diversos pontos turísticos interessantes, como o prédio da CNN com a possibilidade de um tour por 15 dólares, e o prédio da Coca-cola que disponibiliza uma viagem a história da empresa de refrigerantes mais famosa do mundo por 9 dólares, se não me engano, com direito a experimentar todos os refrigerantes da marca ao redor do mundo, além da possibilidade de levar lembranças com a loja no final do passeio interno. Além de uma passagem no Underground Atlanta.

Chegando em ATL vocês vão conhecer o metrô Marta que liga praticamente toda a cidade, uma cidade bem bonita, apesar de parecer fantasma, já que pelo menos enquanto estávamos lá durante o inverno, praticamente ninguém nas calçadas era visto, apenas os carrões comuns em clipes de Hip-hop. Recomendo Spokane também, morei lá por três meses e é uma cidade muito agradável, com bons locais para lazer, boas oportunidades de trabalho e boa localização por estar ligeiramente próxima de locais como Seattle no próprio estado e cidades de Idaho e Montana.

Por mais é isso! Boa viagem a todos, se resolverem visitar Spokane estarei por lá, caso não haja problemas com a emissão do meu visto.

Danilo - Salvador/BA

Nenhum comentário: