quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A temporada já começou!

Ainda estamos no mês de Outubro e as estações de esqui nos E.U.A já estão recebendo a ajuda de São Pedro: neve, muita neve! Na Califórnia, todos (sim, eu disse todos!) os ski resorts de Lake Tahoe já estão sendo contemplados com a chuva branca e com as vendas de passes bombando: isso tudo três semanas antes do snowmaking (o que realmente é responsável pela neve powder* da montanha.

Historicamente, quando Heavenly é contemplada com cinco polegadas ou mais de neve no mês de Outubro, a snowfall* total da temporada termina com cerca de 10% a mais. Isso indica não só uma boa qualidade de esqui e snowboard, mas um bom sinal de que o movimento esta temporada deve ser excelente.



Northstar-at-Tahoe e Squaw Valley já anunciaram que vão inaugurar a temporada mais cedo este ano: a partir de 22 de Novembro, as portas dos resorts já estarão abertas ao público em geral.

No Colorado, a situação é ainda mais animadora: de acordo com o jornal Aspen News, Loveland e A-Basin já abrirão as primeiras pistas de todo o país hoje (15-Outubro), com dezoito polegadas de neve em cada um delas. Os contratados da Job Fair em Loveland vão se dar muito bem! Dá uma olhada no blog Snowmaking Operations, do site oficial de Loveland.

O otimismo também é expressado por Nolan Rosall, presidente da RRC Associates, empresa de consultoria líder no mercado de estações de esqui, que comentou em entrevista ao jornal Vail Daily que as estatísticas de snow quality, temperatures e timing of snowfall são mais importantes que a economia para os resorts.
(Ver matéria completa, onde Rosall compara a crise de 2008 à de 1981-1982)





Em Park City, Utah, outro grande centro de atração de participantes do Work Experience, o PMCR (Park City Mountain Resort) lidera o calendário de abertura, previsto para o dia 22 de Novembro. Seguido de The Canyons, no dia 27 de Novembro, e por fim, Deer Valley, que abre as pistas no dia 06 de Dezembro. A neve de Utah é considerada a melhor dos EUA, por ser a mais fina e seca, fator decorrente da posição geográfica do estado.

Pray for snow!

* powder: a neve boa, macia, seca e fina, perfeita para esquiar.
* snowfall: estatística que mede a quantidade total de neve natural (por polegadas) recebida pela montanha.

Nenhum comentário: