quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Self-Placement: Maui, Hawaii

1. Como Chegar

Maui é uma das oito ilhas que compõem o arquipélago do Hawai’i, sendo a segunda mais desenvolvida economicamente, em população e área geográfica. A ilha fica bem longe dos E.U.A continental, desde Los Angeles, são em média 5h30 de vôo. Barco, ou navio, nem pensar.

Aeronave da Hawaiian Airlines aterrisando no Kahului Airport

Isso porque você ainda precisa sair do Brasil, para conectar em Miami ou Nova York (mais oito horas) e seguir até Los Angeles (mais 5 horas). Pode ter certeza que são quase 24 horas viajando (com todas as conexões, e tempo de espera entre escalas).

O aeroporto principal de Maui é o Kahului Airport, que fica na cidade de mesmo nome. Situada no meio do Oceano Pacífico, a ilha de Maui é quase meio caminho andado para o Japão, estando apenas à 7 horas de distância.

2. A Cidade e a Ilha
A maioria dos estudantes que chega em Maui acaba optando por ficar em uma cidade chamada Wailuku, no albergue Banana Bungalow, relativamente perto do aeroporto. Lá é um lugar onde a maioria dos habitantes locais moram, porque é perto do Wal-Mart, dos shoppings, mercados, etc, Porém, em termos de oportunidade de emprego, a cidade é fraca. Além disso, as opções de lazer são poucas. Então, quando os estudantes 'entendem' como funciona a ilha, prefere se mudar para Lahaina, onde está o dinheiro da ilha.

Panorama de Wailuku

Em Lahaina, existem várias praias fantásticas. Uma das mais conhecidas é a praia das Black Rocks, de onde é possível pular (no lado permitido) de uma altura aproximada de 7 metros, e no lado proibido, de uma altura de 15 à 20 metros, sem o perigo de esbarrar em uma pedra submersa.

Pôr do sol em Black Rocks Beach, Maui

Em Honolua, próximo à Lahaina, além das praias, existe um local onde, das pedras (no chão), sai um jato de água fortíssimo e alto, atigindo até 8 metros de altura, consequência do impacto das ondas abaixo dessas pedras, fazendo com que a pressão da água seja arremessada às alturas através de um buraco no chão.

Honolua Bay, mais uma praia paradisíaca de Maui

Tanto em Lahaina quanto em Honokowai, existem vários pontos de mergulho. Se você tiver sorte, pode chegar a mergulhar com um leão marinho a menos de 10 metros de distância.

Pegando o carro e viajando um pouco, há o vulcão Haleakala, com 3.050 metros de altura. Se tiver disposição para acordar de madrugada, e chegar ao topo do vulcão às 5h00, poderá presenciar o aluncinante nascer do sol.Se prepare para o frio - a temperatura pode estar bem negativa e há um pouco de neve no topo do vulcão.

Ex-participante no topo do vulcão Haleakala

Já na cidade de Paia, praias paradisiacas e muita, muita aventura em florestas fechadas, cachoeiras e muito pé no chão. As cachoeiras gêmeas, ou em inglês, Twin Falls, é lugar para se passar todo o dia, andando e mergulhando, pulando das alturas, comendo frutas e curtindo a natureza. Mas muito cuidado para não invadir as propriedades privadas dos Havaianos. Alguns deles não costumam ser hospitaleiros.

No fim de Maui, está o paraíso, chamado Hana! Decore este nome! São milhas e milhas de montanhas, florestas tropicais, bela paisagem e cachoeiras em todas as esquinas. Se você curte tomar banho em cachoeiras, leve várias toalhas para não molhar o carro.

Hana, paraíso de cachoeiras em Maui

Cerca de 15km após a pequena cidade de Hana, existe uma trilha, onde andamos cerca de 2 horas dentro de uma floresta de bambús, onde você poderá ver cachoeiras realmente grandes. Se prepare para dizer 'Aloha' para vários turistas, durante o percurso. Be cool!

Para mais detalhes, visite a área restrita da IE Intercâmbio (conteúdo exclusivo para participantes Work Experience USA)

Nenhum comentário: