segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Recebi uma resposta! Agora tenho uma entrevista por telefone...

Você seguiu todas as dicas do blog e de sua agência, fez um currículo vencedor e finalmente começou a receber as respostas de seu empregador! Muitas empresas, especialmente as melhores, antes dew assinarem sua oferta de trabalho exigem que você faça com eles uma entrevista por telefone – por diversos motivos. Não só para verificar o seu nível de inglês, mas também para saber suas capacidade de comunicação e conhecer sua experiência profissional com uma maior riqueza de detalhes.

A entrevista com o empregador americano não é um bicho de sete cabeças, muito pelo contrário. Ela costuma ser bastante objetiva, e os assuntos geralmente se repetem em todos as empresas, principalmente as grandes redes de hotéis, que costumam aplicar o PESQ – Pre-Employment Screening Questionnaire – que pode ser feito oralmente ou por e-mail.

São perguntas comuns nas entrevistas:

  • Tell me about a time when you provided your best costumer service to a guest
    "Me conte uma ocasião que você ofereceu seu melhor serviço a um cliente"

  • Tell me about a time when you faced a problem in your work environment and how did you solve it?
    "Me conte uma ocasião que você enfrentou um problema no seu ambiente de trabalho e como você o resolveu?"


     

  • What does hospitality mean to you?
    "O que a hospitalidade significa para você"


 

  • If selected, how can you contribute to our company?
    "Se você for escolhido, como pode contribuir para nossa empresa?


 

A maioria das perguntas são voltadas para o setor de Hotéis, Hospitalidade e Serviço ao Cliente, e eles esperam respostas relacionadas a estes setores. Entretanto, se você nunca trabalhou nesta área, você pode 'adaptar' sua atual experiência de trabalho a alguma destas áreas, por exemplo, na área de vendas – você necessita vender o produto e dar suporte ao cliente, e pode informar alguma ocasião na qual um cliente estava insatisfeito com o produto que lhe foi vendido e como você o auxiliou – experiência tão semelhante quanto um prato que chega frio em um restaurante e o cliente reclama.

Acima de tudo, a hora da entrevista é a de se vender – não tente falar palavras difíceis, a não ser que seu inglês seja realmente avançado. É o momento de demonstrar entusiasmo, ser otimista, e falar bem de você, contando todas as suas experiências. Apenas a verdade. Não diga que é uma pessoa comunicativa, caso não seja. Isto não significa que você não conseguirá a vaga, pois eles podem te redirecionar para um setor que seja mais a sua cara – por exemplo, Housekeeping requer menos contato com o cliente, o que pode ser uma boa opção para os mais tímidos.


 


 

Um comentário:

Anônimo disse...

ola
quais os possiveis exemplos pra primeira pergunta
"Me conte uma ocasião que você ofereceu seu melhor serviço a um cliente"
eu vou ter que literalmente sitar um dia em que atendi muito bem e etc???
só isso? alguma historia engraçada?